Um amor: mermaid hair

Fui uma adolescente bem tranquila no quesito ‘cagadas capilares’. Enquanto várias amigas passavam papel crepom e descolorante nas madeixas, eu cultivava longas mechas castanhas naturais. Sem cor, sem chapinha, sem química… e sem graça. Nada contra essa “normalidade”, mas eu nunca me senti muito normal, pelo menos não nesse nível.

O look basiquinho me acompanhou até a chegada da maioridade, afinal existia, sim, uma enorme pressão familiar para ser “normal”. Aos dezoito anos não conquistei muitas coisas, mas consegui a alforria dos meus fios. Fiz franja, pintei de perto azulado, fiz trancinhas nagô na raiz, raspei a nuca, descolori mechas e puxei o tom avermelhado. Liberta e feliz, enfim.

Mas, sempre ficou o drama de não ter abusado das cores. Passei pelo preto e vermelho de caixinha que sai quando lava, e só. Os tons clarinhos, aquele azul ou verde meio desbotados que sempre amei nunca tiveram uma chance. Ficou esse sonho do mermaid hair.

e394acc8100d20dcecf29324dfd1874e
E, agora, com os trinta batendo na porta, me pergunto se é tarde demais… Posso ser adolescente ainda, por fora? Me sentirei bem? Saberei cuidar e terei paciência para deixar o cabelo “apresentável”? Cabelo podrinho fake é uma coisa, cabelo podrinho de falta de cuidados não dá.

Ó dúvida.

Deixe um comentário

