A Hello Kitty de Avril Lavigne é kawaii fail?

Há alguns dias, Avril Lavigne lançou o vídeo da música Hello Kitty, que está em seu quinto álbum. A música é basicamente um apanhado de palavras, jogadas aleatoriamente, em uma batida super grudenta e repetitiva. Win, né? Me pego cantando o tempo todo. E adorando. Um trechinho:

Come come Kitty Kitty,

You’re so pretty pretty

Don’t go Kitty Kitty, stay with me

Come come Kitty kitty,

You’re so silly silly

Don’t go kitty kitty, play with me!

Kawaii!

Hello Kitty, Hello Kitty

Hello Kitty you’re so pretty!

Hello kitty, Hello Kitty

Hello Kitty you’re so silly!

Surpreendentemente, foram necessárias 4 pessoas para escrever essa letra, inclusive Chad Kroeger, maridão da Avril e vocal do Nickelback. Mas, não, não estou julgando. Só me surpreendo quando músicas simples precisam de tanta gente envolvida.

Enfim, muita gente questionou a escolha do tema. A música é claramente voltada para o mercado asiático e a galera que curte a vibe kawaii – no Japão esse termo significa ‘fofo’ ou ‘adorável’ e culturalmente engloba moda, comida, decoração, comportamento e muito mais. Por ser uma cultura ‘infantilizada’, é comum que o kawaii não seja levado a sério por quem não curte. Avril justificou a música e o clipe afirmando ser MUITO fã da Hello Kitty. Mas, assim, MUUUITO.

Ao site britânico Digital Spy, Avril disse que Hello Kitty é um tema interessante. “Foi muito emocionante para mim”, disse Avril. “Eu queria que soasse diferente, e acabei de contratar um novo produtor para me ajudar com isso”. Questionada sobre um duplo significado na música, ela respondeu:

“Obviamente é um pouco sexual, mas é realmente sobre o meu amor pela Hello Kitty!

Para o site MuchMusic, Avril disse que a música tem uma pegada eletrônica, o que é muito diferente para ela. Ah, e que ela ama a Hello Kitty.

“Eu amo a Hello Kitty. Tenho uma obsessão por ela, por isso que escrevi a canção. É muito divertida e fala sobre uma festa do pijama e amar a “Hello Kitty”

Com essa expectativa e a certeza de que a mocinha ama a fofa Hello Kitty, foi lançado o vídeo:

Hmmm.

Okey.

Bom, surgiram duas questões. Uma da crítica e outra minha.

1 – A CRÍTICA

Segundo Jason Lipshutz, crítico da Billboard, Avril fez um vídeo racista contra a cultura japonesa.  

“Grande parte do clipe de ‘Hello Kitty’, traz a canadense desfilando com quatro mulheres asiáticas iguais em sua aparência, sem apresentar qualquer expressão, fazendo movimentos de dança tediosamente genéricos”

Avril se defendeu dizendo que ama a cultura japonesa e passa metade do seu tempo no Japão.

“Viajei para Tóquio para gravar esse clipe especialmente para meus fãs do Japão, com meu selo japonês, coreógrafos japoneses e um diretor que também é do Japão”.

Pelo que eu pude perceber, duas questões envolvidas: o cara não conhece a estética kawaii e os japoneses amaram o clipe. Para mim, isso resume bem.

2 – EUZINHA

Avril pareceu tudo menos uma fã da Hello Kitty, da cultura japonesa e até do ar que respira.

Minha Nossa Senhora do Desconforto em Cena abençoou essa música com a pior performance já vista em um vídeo. Avril está nitidamente desconfortável. Dura. Sem jeito. Não vi amor nenhum pelo tema. O mesmo Jason Lipshutz que surtou com a história de racismo afirmou na Billboard que a mocinha estava esquisitíssima.

“Avril no vídeo não tenta fazer nada. A preguiça e descaso ficam claros nos primeiros 21 segundos do clipe, durante os quais Lavigne segura alguns cupcakes de pelúcia, mexe os quadris, olha para os cupcakes, balança os ombros e, depois, quando canta “Someone chuck a cupcake at me”… joga os cupcakes falsos para a câmera. E seu movimento labial não correspondia às palavras do clipe”.

Eu não sou crítica especializada, nem fingirei que sou, mas concordei com Jason nessa questão. Faltou sal, faltou fofura. Pareceu uma forma de se aproveitar de um nicho e ganhar dinheiro com ele. Fim.

E, vamos combinar, esse não parece o rosto de alguém se divertindo:

avrillavignetopo

Achei fail, Avril.

Mas não consigo parar de cantar essa música, dios mio.

Avaliação: 1 de 5 rilakkumas. babando.

large

Deixe um comentário

